terça-feira, 1 de maio de 2012

"To Rome with Love"

Hoje fui ao cinema assistir "To Rome with Love" de Woody Allen, dessa vez ele jogou baixo e reuniu tantas coisas que eu amo -tudo ao mesmo tempo agora- que ao me deparar com o filme em cartaz na internet, larguei o que estava fazendo num feriado chuvoso e saí batida para o cinema. Coisa de 30 min tava lá, juro!
A trinca que me 'causou' essa reação era ele mesmo, Roma e Penélope Cruz.

                                   umas das melhores cenas do filme com Penélope, sempre impagável


Quando estava no cinema me dei conta que, pelo menos na minha vida, o 'espaço' cinema está intimamente ligado às cidades que eu morei. Me dei conta que não tenho por hábito frequentar cinemas nas cidades que estou a passeio. Pensei no número de cinemas que eu já fui versus número de cidades que conheço.
E as cidades, claro, ganharam de lavada.
Daí essa constatação foi um pulo pra fazer merecer a teoria que ir ao cinema é algo tão intimo nas relações. Quando a gente combina um cinema é um bom sinal, quase um sinal de que estamos em 'casa'.

Voltando ao filme...eu diria que Roma é uma cidade de causar taquicardia de tãaao linda. Como dizem os italianos è una città stupenda! E, é mesmo.

Woody Allen não explorou demasiado a  geografia da cidade. Creio eu que as relações sejam sempre  mais importantes para ele.
Onde quer que esteja, exceto um pouco seu ninho nova- iorquino, Woody Allen parece estar com o foco sempre no ser humano, esmiuçando cada relação e isso faz dele o neurótico mais genial do cinema.
E eu me identifico com essa coisa, 'você muda de lugar, mas eu te acho'.
Te acho nos detalhes, nos hábitos, no modo de ver o mundo...
Cada um com sua Roma, uns tiram tantas fotos que não parecem ver, outros se encantam tanto que se esquecem de fazer fotos...seus filmes parecem tão iguais e tão diferentes.


E eu amei o modo escancarado como ele expõe o psicológico da personagem de Ellen Page, me pareceu um radiografia detalhista de um certo tipo de personalidade vazia, muito popular nos dias atuais. Debochar disso e de sua sensualidade infantil, me faz pensar que Woody está feliz como está.
Eu realmente gosto de tudo em seu estilo, o figurino nada pretensioso e certeiro, o elenco e principalmente a forma doce e patética de falar sobre as neuroses e fragilidades de cada um.
Salvou meu feriado chuvoso.
Bravo!


ps: amantes da moda fiquem ligados pq Domenico Dolce e Stefano Gabbana fazem uma pequena aparição no melhor estilo 'Onde está Wally'.
ps: tem um ator italiano que eu AMO e tá no filme; Riccardo Scamarcio.



3 comentários:

  1. Aposto que qdo eu assitir o filme vou lembrar de vc,hehe.

    ResponderExcluir
  2. Pode lembrar sempre q assistir Woody Allen e qualquer coisa com Penélope Cruz, eu sou apaixonada por ela e pelo marido dela.

    ResponderExcluir
  3. eu quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir