terça-feira, 24 de abril de 2012

made in Italy

Há quem diga que não é grande fã da moda italiana, há também quem diga que a moda italiana é muito clássica ou careta demais. E eu estou aqui para discordar de absolutamente tudo isso.
É preciso treinar o olhar e ver além da alfaiataria e do imaginário cafona de Versace pós-90'.

As contravenções italianas moram nos detalhes. 
Numa risca de giz fabulosa e inusitada de um blazer, em um botão que desconstrói tudo, numa combinação de gravata jamais pensada, num óculos com armação incrível ou um sapato precioso que hipnotizam o olhar como um imã.


                                                     http://www.thesartorialist.com

É preciso também ver fotos e assistir aos desfiles da Prada pra entender o seu magnetismo a cada temporada.
Formada em Ciências Políticas, Miuccia Prada parece captar no ar o imaginário coletivo da aldeia global. Com uma influência pra lá de poderosa, suas criações produzem um efeito dominó nas 'pseudo criações' mundo afora.

Prada nos anos 90 fez o mundo desejar um sapatenis com um listra vermelha lateral. Muita gente usou sem saber. E é quase sempre assim, as artimanhas e a grande influência da moda italiana são capazes de ecoar até nos guarda-roupas de pessoas que dizem não ligar para a moda.
Essa temporada o sapato oxford com sola um pouco mais alta e listra flúor já é onipresente na primavera européia, e de novo vai ter muita gente sem saber que tem o dedo de dona Miuccia nos genéricos que a grande massa vai usar.


Ando numa fase de valorizar as formas simples, e talvez seja esse o motivo de um olhar tão apaixonado. Confesso também estar numa fase mimada de ver homens tão bem vestidos pelas ruas. Nada que 2 semaninhas de Riow de Janeiro não resolva, o  primeiro gato surfista passando de longboard no meu raio de alcance e eu esqueço todas as vespas e gravatas da vida.

Mas ainda sim eu insisto em dizer que desconfio seriamente do bom gosto de pessoas que não se encantem com um bom terno ou aquela atmosfera navy  rica -com muito azul e branco- que os italianos interpretam tão bem.
As imagens não me deixam mentir.



3 comentários:

  1. Amei esse post hehe

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz q vc esteja acompanhando e gostando (q é o mais importante) ;)

    ResponderExcluir
  3. Peralá, Dani... Nosso coração é grande, tem espaço para ragazzos engravatados em vespas AND cariocaish deishcontraídoish na uórla! ;)

    ResponderExcluir