quinta-feira, 5 de abril de 2012

estilo geográfico

Ontem quando procurava uma foto para ilustrar o post dei um google para cachecol e o legal foi que gostei justamente da foto de uma menina de Milão sem saber. Quando bati o olho na foto ela ilustrava bem aquilo que eu procurava, uma pessoa italiana, no caso milanesa, com um estilo próprio de usar o cachecol.
É interessante observar o estilo que cada cidade imprime no seu modo de vestir, mesmo em épocas globalizadas.

Gosto de fazer esse exercício de ver uma foto em blogs de street style e tentar descobrir de onde é a pessoa sem olhar a legenda. Mesmo que não conheça meio mundo, consigo diferenciar um estilo parisiense de um estilo italiano, por exemplo.

Por experiência própria sou uma mineira que viveu no Rio, teve uma pequena experiência em SP e depois veio parar em Milão.
E cada uma destas cidades me influenciaram de alguma maneira. Lembro que depois de anos de Rio pensava ser possível usar chinelo em várias ocasiões, mas fora do território vi que a coisa não era bem assim...

Em Minas, no caso Juiz de Fora, as mulheres costumam se produzir mais, acho que pelas facilidades da vida de uma cidade menor, as pessoas saem do trabalho e passam em casa para dar uma produzida no visual, adoram chapinha, sem falar na maquiagem e nas 'modinhas' que muitas vezes costumam ser engraçadas.

No Rio, o estilo praiano e descompromissado se reflete nas onipresentes havaianas, cores e estampas alegres. A cartela de cores eclética eu acabei incorporando ao meu estilo e acho que essa parece ser uma referência carioca que no imaginário gringo reflete uma certa brasilidade.
Quando estou com roupas coloridas aqui na Itália e alguém sabe que sou brasileira eles logo comentam sobre o fato das cores.

                                           http://www.farmrio.com.br/
Quando estava em SP ficava entendiada com tanto preto e cinza, não sei se pela poluição ou pela rotina pesada que a cidade exige, a roupa tem que aguentar o dia todo sem direito a voltar para casa. Daí também o fato das pessoas serem bem vestidas na balada ou algo geográfico e cultural que justifique os 'terninhos' horrendos das mocinhas paulistas. Acho que no intuito de tentar passar uma imagem de profissionalismo - coisas de SP- as pessoas insistem em usar cada terninho mais feio que o outro, transformando o metrô paulista numa verdadeira legião de recepcionistas.

Aqui em Milão uma coisa que eu AMO e que me lembra muito uma frase de Diana Vreeland é:
"Se você não se vestir bem durante a semana, é improvável que esteja bem vestida no sábado à noite" .Essa máxima aqui em Milão faz todo sentido, não tem hora nem lugar. No supermercado, na feira, no domingo de manhã as pessoas tem cuidado em se vestir para sair de casa. As senhorinhas italianas então são de apaixonar. Eu sinto como os milaneses nos falasse o tempo todo algo como; bem vindo à cidade da moda!
http://www.thesartorialist.com/



4 comentários:

  1. Ainda estou me adaptando ao guarda-roupa carioca.
    Mas confesso que acho estranho não conseguir usar preto e começar a de repente querer mais cores.
    Fora o chinelo, curinga carioca!

    ResponderExcluir
  2. conclusão do dia: vc virou carioca Rafa!

    ResponderExcluir
  3. na verdade uma das coisas que eu MAIS gostei no rio - e que acho difícil tirar de mim se um dia eu tiver que me mudar daqui - é esse despojamento ao vestir. era uma coisa que já tinha em mim, mas que em JF rolava uma inibição em externar totalmente: as cores, estampas e etc., já até faziam parte do meu guarda roupa, mas "havaianas-em-QUALQUER-lugar", por exemplo, foi uma coisa que eu adotei pra sempre do carioca style. o engraçado é que hoje em dia é TÃO natural pra mim que eu já nem percebo quando os amiguinhos juizforanos tão me achando meio mal arrumada demais pra alguma ocasião. e o melhor: mesmo que percebesse, eu não ligaria! bendito seja o anonimato da cidade grande! ;)

    ResponderExcluir
  4. Dida, não me esqueço o dia em que uma amiga me chamou a atenção pq estava de havaianas na churrasqueira em JF rs. Quanto ao fato da cidade grande eu tb AMO essa parte do anonimato. Baci

    ResponderExcluir