quarta-feira, 11 de abril de 2012

filosofia de Best-seller

Muitas vezes tenho a impressão que a globalização ou o mundo virtual acaba tirando uma certa emoção das coisas. Antes de tudo quero que fique bem claro, gosto de usufruir das coisas que antes pareciam difíceis ou inacessíveis, mas devo confessar que cultivo uma certa nostalgia de algumas coisitas.

Uma coisa que sempre cito é em relação a música. Me lembro da sensação gostosa de comprar um cd e poder lembrar de uma época com trilha sonora irritantemente repetitiva. Hoje em dia tenho tantas coisas 'baixadas' no computador que sou capaz de escutar uma música sem sequer saber o rosto de quem canta.

Como sempre tenho uma tendência a levar a lógica da vida para a moda, essa sensação de não dar conta da velocidade do tempo e da multiplicação de tudo me acomete principalmente quando entro em uma loja de fast fashion. Toda vez que estou numa H&M visualizo algumas blogueiras de moda penduradas em cabides. Essa 'miragem' que visualizo se deve ao fato de que pra mim estilo blogueira se tornou uma espécie de seguimento de estilo.

Minha intenção não é qualificar determinado estilo como interessante ou não, apenas observo o grau do processo de pasteurização que chegamos. Me soa vazio demais comprar um 'estilo' como se fosse uma espécie de combo ou fantasia. Vai chegar o momento em que venderemos óculos de grau com camisetas justinhas e frases de efeito cool numa espécie de combo hipster.

Pq volta e meia fico com a sensação que até ao direito ou 'trabalho' de fazer uma simples composição esses grandes magazines andam 'tirando' dos seus consumidores. As pulseiras são vendidas em conjuntos como se vc as tivesse selecionado de uma forma nonsense e personalizada. Não, não é verdade, basta comprar todas juntas e 'baixar' o pseudo estilo na fila do caixa.



É claro que a comercialização de um estilo sempre existiu, numa analogia barata e simplista por exemplo, os punks  tiveram seu estilo, que a princípio era uma ideologia, comercializados. Mas o que pega pra mim é a velocidade da comercialização, no caso.

A velocidade não te permite um tempo de absorção para construir a sua própria história. É normal gostar de um estilo e querer tirar algum proveito dele, mas isso é legal se vc soma ao invés de consumir. O que acontece na real é que se vc se preocupa em acompanhar tudo o que está na moda, seja na vida ou seja no estilo vc perde a sua identidade ao levar para o seu guarda-roupa e para a sua mente a lista dos 10 mais que vc sequer optou ou procurou eleger...Montar uma biografia de si mesmo requer estilo na vida e de vida.

Um comentário:

  1. a velocidade prejudica o sabor, a emoção e talvez a percepção; mas é uma verdade que sempre podemos nos deixar sair do curso natural e procurar sentir mais, saborear mais e perceber as sutilezas.

    afinal de contas a sociedade buscar a evolução e nós podemos, eventualmente, sentir o nosso pequeno universo e depois voltar a luta do dia a dia. ISTO FAZ TODA DIFERENÇA!

    ResponderExcluir