segunda-feira, 23 de abril de 2012

novos ventos

Acho interessante o modo como absorvemos culturas, inclusive no modo de vestir
Aqui em Milão tem tribos vindas de vários lugares do globo, mas que ainda sim conservam vivos seu estilo de origem.
Isso é particularmente interessante quando observamos 'estrangeiros' com um 'certo' ar italiano.
É o caso das japonesas e chinesas, por mais que elas usem peças classudas ou quase caretas elas possuem um talento nato para styling e um olhar inusitado sobre a moda. Não sei se movidas por um desejo de se diferenciarem umas das outras, as orientais conseguem sempre ressaltar este desejo em combinações pouco usuais e muito fresh.
                                                        http://www.thesartorialist.com
Quando vejo indianos usando cachecol com sapatos italianos, ainda sim eles possuem a capacidade de se manterem fiéis a seu estilo.
Eu simplesmente adoro isso, pq é algo que soa globalizado com identidade.
Até Karl Lagerfeld se encantou com as indianas endinheiradas que hoje são uma fatia de mercado importante para Chanel.
Soa quase óbvio que a coleção Paris- Bombay tenha sido elaborada para afirmar a importância desta neo-clientela em tempos de crise, mas creio que Mr. Lagerfeld tenha verdadeiramente se encantado com a maneira como suas clientes indianas usam Chanel.

Aos meus olhos, Chanel nunca me pareceu tão moderna e desconstruída como nesta coleção.
Não só a beleza das peças desfiladas e do cenário me diziam coisas, mas era como se num pequeno espaço de tempo do espetáculo, pudéssemos fazer a leitura de um discurso atual, sem precisar olhar para gráficos e cadernos tediosos de economia.
Estava tudo ali, discursos sobre a ascensão de novos países, a nova configuração global e o que podemos tirar de melhor dela. E claro,  uma recepção pra lá de tentadora para este público consumidor.
Armani também fez sua parte ao escalar modelos orientais para sua nova campanha publicitária.



Os ventos da moda sopram para novas direções e isso me parece bastante excitante.
E é deste olhar global e sensível ao outro que estou falando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário